às 17:50:00

FAMEG lança campanha sobre Descarte Correto de Medicamentos

No dia 05 de maio é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional dos Medicamentos. A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. Além desta questão da automedicação, outra bastante preocupante pelas autoridades sanitárias é a falta de informação da população quanto ao descarte destes medicamentos. Face ao exposto, no dia 05 de junho de 2020 – Dia Mundial do Meio Ambiente – foi promulgado o Decreto 10.388/20, que trata sobre logística reversa de medicamentos e como descartar corretamente medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso. E no dia 12 de janeiro de 2022 o Decreto 10.936, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos, foi divulgado corroborando o Decreto de 2020.

A FAMEG, para celebrar este dia tão marcante, iniciou uma campanha sobre Descarte Correto de Medicamentos. A partir de agora, teremos três coletores espalhados na unidade para receber de toda a comunidade acadêmica e da população de Garanhuns os medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso.

A FAMEG é a primeira Instituição de Ensino Superior a ter um ponto de coleta com esta finalidade em Garanhuns. Esperamos receber seus medicamentos vencidos e conscientizar a população que medicamento não é lixo comum e não pode ser descartado na pia, no vaso ou no lixo. Ele precisa ter um destino correto, evitando a contaminação do meio ambiente e protegendo a Saúde Pública. Vem deixar seus medicamentos vencidos aqui, com a gente! 


Fonte: